O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges deslocou-se hoje, 20 de Janeiro de 2023, à Estação de Tratamento de Água Luanda Sudeste para avaliar o seu funcionamento.
Esta ETA viveu problemas técnicos que, no entanto, estão praticamente ultrapassados, sendo que as zonas que tiveram afectadas pelo problema já se encontram a receber o precioso líquido. Este foi, sem dúvida, o principal motivo da deslocação a esta infraestrutura por parte do governante.
Importa referir que durante esta visita de constatação que foi igualmente presenciada pelo PCA da EPAL, Manuel da Cruz, muitas foram as recomendações passadas pelo titular da pasta da Energia e Águas, onde destacamos o facto de ter que haver uma maior, melhor e mais eficiente organização por parte da empresa EPAL para que situações como a que aconteceu nesta infraestrutura não se repitam. O governante referiu mesmo que é fundamental haver um cadastro que possa identificar em tempo útil o estado técnico dos equipamentos, como são o caso das válvulas das adutoras. Mais empenho foi também pedido pelo ministro João Baptista Borges.
Ainda no âmbito desta deslocação outras informações foram pedidas pelo ministro, concernentes, principalmente, a outros locais e Centros de Distribuição para se aferir o seu grau de funcionamento e soluções técnicas foram, igualmente, discutidas e apresentadas.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda, 20 de Janeiro de 2023