Angola participa, hoje, sábado, 14 de Janeiro de 2023, na 13ª Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) que acontece todos os anos através da representação diplomática nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e por quadros do Ministério da Energia e Águas (MINEA).
A delegação angolana ao evento, que reúne nesta manhã, mais de 168 membros, representados por 108 países e os seus respectivos Estados acreditados nos Emirados Árabes Unidos, é encabeçada pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola neste país árabe, Albino Malungo. Faz parte da delegação o Director do Gabinete de Intercâmbio Internacional do MINEA, Kiala Pierre, Director do Gabinete de Energias Renováveis e Eletrificação Rural em exercício, Landa João, técnico sênior da Direcção Nacional de Energias Renováveis e Electrificação Rural, João Pataca Fernandes e a Consultora do Ministro da Energia e Águas, Neusa Cumbe.
De acordo do Director-Geral da IRENA, Francesco La Camara, este certamente será marcado pelo 3º Dia Mundial da Transição Energética e sob o tema abrangente de Transição Energética Mundial - O Balanço Global e reuniões de líderes globais e tomadores de decisão de energia para fazer um balanço dos planos e políticas operacionais, assim como destacar a acção coordenada empreendida para implementar a transição energética em países, regiões e no mundo.
Dada a necessidade urgente de níveis extraordinários de impulso político e cooperação internacional, as discussões na Assembleia abordam questões prementes relacionadas à transição energética na próxima década, além de permitir uma troca de perspectivas entre os países mais afectados pelas alterações climáticas, e em articulação com responsáveis de organizações internacionais e regionais, entidades públicas e privadas e representantes da sociedade civil.
A IRENA continua comprometida em fortalecer a colaboração internacional e apoiar o caminho para o novo futuro energético por meio do reconhecimento das realidades locais, regionais e globais.
A adesão de Angola ao IRENA foi a 26 de Janeiro de 2009, altura em que os Estados-Membros das Nações Unidas e as Organizações Regionais Intergovernamentais para a integração económica, decidiram, numa Conferência Internacional sobre Energia, constituir a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) para promover a cooperação no domínio e desenvolvimento do uso das tecnologias das energias renováveis. De ressaltar que a Matriz Energética Nacional já conta com 60% da contribuição de Energias Renováveis.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, em Abu Dabhi ,14 de Janeiro de 2023