Ainda no cumprimento da sua missão de trabalho à província da Lunda Sul, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, visitou o Projecto de Produção de Energia Solar (fotovoltaico) de 26,906 MWdc, em construção, sendo que as obras decorrem a bom ritmo, com uma execução física na ordem dos 58%, uma obra que vai beneficiar 138 000 pessoas com energia limpa e vai permitir reduzir 62 toneladas de emissão de dióxido de carbono. A obra já permitiu instalar 44 850 módulos fotovoltaicos e vai ter uma linha de 8.738 quilómetros de linha de transmissão de 15 kV, tendo mão de obra nacional avaliada em 180 trabalhadores, numa área de 65 hectares, durante 28 meses, com um custo avaliado em 38.839.673 de Euros.
Durante a visita, o titular da pasta da Energia e Águas recebeu do empreiteiro garantias de que as obras decorrem a bom ritmo e os resultados são bastantes satisfatórios.
Dando seguimento à visita, constatou-se o Centro de Distribuição 4 Bairro Txizainga e a Central de Produção Térmica de Tchicumina (GE), composta por 7 grupos geradores, com uma potência instalada de 19,6 MW, com apenas 4 grupos, disponíveis, actualmente. Durante a visita à central, o governante recomendou o cumprimento escrupuloso das manutenções, da conservação das instalações para asseguramentos da qualidade do serviço e da salvaguarda da vida útil dos equipamentos aí instalados.
No fim da visita à província da Lunda Sul, o governante disse à imprensa, que com a construção do novo Sistema de Abastecimento de Água de Saurimo, que compreende a captação de água no rio Luachimo, o tratamento da água e a sua distribuição será ampliado em mais ligações domiciliares e a rede de distribuição vai dar uma amplitude maior e resolver o problema do abastecimento de água que ainda se assiste actualmente.
O ministro garantiu que dentro de um ano a cidade de Saurimo terá um fornecimento de energia mais estável para mais habitantes, salientando também que outras obras estão a ser preparadas, nomeadamente, a Linha de Transporte de energia eléctrica entre Malanje e Saurimo, bem como a construção do sistema eléctrico leste, que integra as 3 províncias e certamente, será um grande passo na promoção de actividades sócio-económicas desta região do país.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Saurimo, 9 de Fevereiro de 2023