Com o objectivo de constatar, “in loco”, o arranque da nova central e o fornecimento de energia eléctrica à cidade do Dundo que era fortemente dependente de energia produzida por fontes térmicas, o titular do Sector da Energia e Águas, João Baptista Borges, que trabalha desde a noite de ontem nesta província da região leste, a Lunda Norte, ladeado pela governadora provincial, Deolinda Satula Vilarinho e de altos funcionários do Ministério da Energia e Águas, os Presidentes dos Conselhos de Administração da PRODEL e ENDE e seus membros, testemunhou na manhã de hoje, sexta-feira, 10 de Janeiro, a entrada em operação comercial de dois grupos da nova Central do Aproveitamento Hidroeléctrico de Luachimo.
Para além da população da cidade do Dundo, que já conta com o serviço público de fornecimento de electricidade com maior fiabilidade e viabilidade econômica, o universo de beneficiários deverá abranger as cidades e vilarejos de Luxilo, Cassanguide, Fucauma, Nzage, Lucapa e outros.
Recorde-se que a Reabilitação e Ampliação do AH de Luachimo que já conta com duas máquinas instaladas, que perfaz um total de 17 MW, deverá dispor de uma capacidade instalada de de 34 MW .
Recordamos também que o Aproveitamento Hidroeléctrico de Luachimo em reabilitação, conta, para além da nova central, com uma nova tomada de água, novo sistema de adução, novo canal e a barragem reabilitada e subestação associada.
Na ocasião, o ministro enfatizou a importância deste grande salto para província e suas localidades beneficiárias e garantiu que proximamente serão dados novos passos para a extensão da rede de distribuição de energia eléctrica limpa aos novos bairros e também melhorar a iluminação pública do casco urbano para que a cidade se torne mais iluminada.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda Norte, 10 de Fevereiro de 2023