O embaixador da República da Coreia acreditado em Angola, Choi Kwang-Jin, foi recebido em audiência pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, nesta segunda-feira, 06 de Fevereiro.
No início da audiência o embaixador agradeceu ao ministro pela prontidão em recebê-lo e exprimiu o desejo do reforço da cooperação entre os dois países, principalmente no domínio da energia.
O embaixador Choi Kwang-Jin prosseguiu, salientando que o objectivo da sua visita além de conhecer pessoalmente o ministro João Baptista Borges, resume-se nos seguintes pontos:
1- A realização da Expo 2030, que irá ser organizada pela República da Coreia e que terá como tema principal: A Transição Energética e as Mudanças Climáticas, sendo que o governo coreano solicita o apoio de Angola com relação à Expo 2030;
2- A Cimeira Extraordinária de África - Corea, que será organizada em 2024 e que conta com a participação de Sua Excelência, Presidente da República de Angola, João Manuel Goncalves Lourenço, onde serão abordadas questões sócio-económicas.
Angola e a República da Coreia têm estado a cooperar no domínio da energia, através de projectos implementados pela empresa Sun África, que tem estado a instalar painéis solares em Benguela, no leste do país e nas outras regiões.
O embaixador solicitou o apoio do ministro com relação às empresas coreanas, pois elas estão muito interessadas em trabalhar em Angola, principalmente a empresa Hyunday, que já está a trabalhar no país há muitos anos com a PRODEL na montagem de centrais térmicas.
Na ocasião, o ministro reconheceu a grande capacidade da Coreia no domínio da fabricação dos equipamentos eletrónicos e reiterou o interesse de Angola em continuar a trabalhar com as empresas coreanas, tendo em conta a experiência dos mesmos, principalmente na área de produção de equipamentos. Existe interesse por parte de Angola em manter essa relação com vista a assegurar o fornecimento de equipamentos, bem como a manutenção dos mesmos.
O ministro da Energia e Águas apresentou aos seus visitantes as grandes linhas do Plano de desenvolvimento dos sectores da energia e das águas, focalizado no acesso à electricidade e água potável com prioridade nas capitais das províncias e das municipalidades. O ministro mostrou muito interesse em colaborar com as empresas coreanas nas áreas de tratamento de água potável e também das águas residuais, bem como aquelas que utilizam os resíduos sólidos para a produção de energia eléctrica.
Para o reforço da cooperação no domínio da energia e das águas, o ministro propôs a assinatura de memorandos de entendimento entre Angola e a República da Coreia, nos domínios da energia e das águas, podendo esses instrumentos jurídicos serem assinados logo que possível, a troca de visitas pelas delegações dos dois países para melhor conhecimento mútuo dos empresários das empresas tanto públicas como privadas, a participação em fóruns e conferências.
As duas entidades, mostraram-se muito satisfeitas pela realização do encontro e mostraram-se igualmente confiantes nos resultados futuros da cooperação entre a República de Angola e a República de Coreia.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, Luanda, aos 06 de Fevereiro de 2023