O Ministério da Energia e Águas em parceria com Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Angolana de Energias Renováveis (ASAER), promovem desde o início desta terça-feira (05) de Julho de 2022, no Memorial Antônio Agostinho Neto, uma Conferência Internacional Sobre Energias Renováveis, cujo objectivo é dar a conhecer os mais recentes desenvolvimentos e oportunidades de negócios no ramo das energias renováveis no país. A referida conferência reúne mais de 300 participantes do sector público, privado, nacionais e internacionais, em formato virtual e presencial.
O acto de abertura do certame, foi presidido pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que referiu os grandes desafios do Sector, apontando a taxa de acesso à electricidade para 50% até 2025, contra os actuais 42,8% num universo de 33 milhões de habitantes.
Salientou ainda que os desenvolvimentos em curso têm relação com a expansão da capacidade de escoamento desta produção eléctrica, com a interligação das regiões Centro e Sul e as regiões Norte e Leste, integrando pelo menos mais 7 províncias e continuando a expandir a rede de distribuição pelo interior do território nacional.
Afirmou que com estes desafios, o Estado poupará centenas de milhões de litros de combustível que são anualmente consumidos em centrais térmicas. Continuou, referindo de igual forma que estão a ser efectivadas mais de um milhão de novas ligações domiciliares.
João Baptista Borges fez saber ainda que o país pretende dar passos significativos na utilização dos recursos que temos de forma abundante, que é o caso do sol.
Enfatizou que Angola tem um elevado potencial de recurso solar, com uma radiação global em plano horizontal anual média compreendida entre 1370 e 2100 KWh/m2/ano.
Ressaltou que com base nestes recursos, a estratégia nacional para as energias renováveis, previu a possibilidade de instalação de parques solares estimados em 55 mil MW, ou seja quase 10 vezes mais que toda capacidade de produção instalada no país.
Finalizou que esta é a primeira conferência a abordar esta temática que realizamos no país e certamente que a experiência a adquirir nos moverá para outras experiências ou iniciativas para que continuemos a contar com a colaboração dos nossos parceiros da ASAER- Associação Angolana de Energia Renováveis, para além das representações dos diferentes países que integram a ALER-Associação Lusófona nas Energias Renováveis, entidade a qual tenho o grato prazer se anunciar a nossa filiação.
Ainda na sequência do evento foram abordados os seguintes painéis:
O Ponto de Situação das Renováveis em Angola e Oportunidade para o Futuro;
Enquadramento Institucional e Legal;
Perfil Energético Nacional;
Projectos de Energia Renovável Ligado à Rede, entre outros.
O evento contou igualmente com a participação do Secretário de Estado para a Energia, António Belsa da Costa, altos responsáveis do subsector eléctrico do MINEA, PRODEL, RNT, ENDE, IRSEA, Banco Mundial, Sonangol, ENI, Total Energies, MCA, Berkely Energy, Biocom e convidados, respectivamente.
O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA , em Luanda, aos 05 de Julho de 2022.