Decorreu hoje, 04 de Julho do ano em curso, a abertura da Missão Empresarial sobre " Energia Renovável em Angola, um evento organizado pela ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis e a ASAER – Associação Angolana de Energias Renováveis em parceria com o Ministério da Energia e Águas. O referido evento decorreu no Hotel Baia em Luanda e contou com a presença de altos responsáveis do MINEA, IRSEA, ENDE, RNT, ASAER e Convidados.
O evento teve como objectivo de proporcionar sessões de esclarecimentos mais detalhadas aos potenciais interessados e oportunidades de networking extra.
O acto foi presidido pelo Secretário de Estado da Energia António Belsa da Costa que em seu discurso referiu que o subsector eléctrico assume um papel preponderante na Estratégia do Executivo para o desenvolvimento economico e social de Angola e consequentemente contribuir para melhoria das condições de vida das suas populações.
Salientou que face às necessidades prementes das populações, o Executivo angolano não tem poupado esforços na busca de soluções com vista a melhorar o acesso à energia eléctrica, enquadrado na política da estratégia da segurança energética. Disse ainda que com efeito, nos últimos 5 anos foram realizados importantes investimentos no domínio da geração de energia, sendo que se verificou um incremento na capacidade de produção de energia, passando de 2.625 MW em 2017, para cerca de 6.000 MW em 2022, o que permitiu que a matriz energética angolana seja predominantemente de energia limpa (hídrica, térmica, a gás e solar) com 60%, contra os 40% de energia térmica, com combustível fóssil.
Enfatizou que este grande feito é notório com a contribuição da Central 2 do Aproveitamento Hidroeléctrico de Cambambe com 700 MW, a Central Hidroeléctrica de Laúca com 2004 MW, e a Central do Ciclo Combinado do Soyo com 750 MW.
O Secretário de Estado para a Energia referiu que o objectivo do Executivo angolano é o de diversificar a matriz energética com a introdução de mais energias limpas, destacando-se a energia solar, a hídrica e outras não menos importantes, o que permitira a redução do uso de combustíveis fósseis.
Durante o evento foram abordados diversos temas nomeadamente:
Visão global da Avaliação do Sector Eléctrico Angolano;
Projectos identificados para o sector privado;
Principais barreiras para a participação do Sector Privado, cujo o prelector foi Tiago Almeida.
Por outro lado, foi também abordado o tema Como Investir em Angola, pelo representante da AIPEX , Bruno Baptista.
Houve ainda tempo para se abordar sobre o Regulamento da Produção Vinculada Renovável apresentado por José Quarta (IRSEA).
O evento culminou com o momento de perguntas e respostas, onde os participantes interagiram com os prelectores.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda, 04 de Julho de 2022.