A província da Lunda Sul testemunhou hoje um dia importante na sua história, tendo-se procedido ao lançamento da primeira pedra de cinco importantes e estruturantes projectos nos sectores de Energia e Águas.
Na presença do Governador da Província da Lunda Sul, Daniel Félix Neto e do Secretário de Estado para a Energia, António Belsa da Costa, procedeu-se então à leitura dos autos de consignação de um projecto do subsector da Energia, mais precisamente da central fotovoltaica do Saurimo. Esta central, importa recordar, tem prevista uma potência nominal de 26,013 MWp sendo que irá instalar 44.850 painéis solares e tem um prazo contratual de 28 meses. Na importante questão do emprego, a mesma prevê gerar cerca de 200 postos de trabalho. A obra está a cargo do empreiteiro Sun Africa LLc, MCA - Vias e MCC SA. Nunca é demais recordar que esta importante infraestrutura enquadra-se no âmbito da construção de 7 centrais solares fotovoltaicas em 6 províncias do país, que totalizam 1 milhão de painéis solares capazes de gerar energia limpa e sustentável de 370 MW para garantir o fornecimento regular de energia a mais de 2 milhões de habitantes.
No que tange ao subsector das águas, a província da Lunda Sul também conheceu um avanço significativo no dia de hoje. Foram assim consignadas quatro obras de sistemas de abastecimento de água, nomeadamente de Saurimo, Muconda, Cacolo e Dala.
No que tange ao município Sede da província, Saurimo, esta obra irá contar com uma capacidade de produção de 60.000 m/3 dia e irá beneficiar cerca de 600 mil habitantes. Está igualmente previsto a realização de 15.349 ligações domiciliares e um prazo de execução de 24 meses, sendo que a empreitada está entregue à empresa Sinohydro Corporation Limitada Sucursal Angola.
É, portanto, como enfatizou o Governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, um dia histórico para a província, que ganha no mesmo dia cinco projectos estruturantes nos importantes sectores da Energia e das Águas, sectores vitais para o desenvolvimento económico da província. Falou igualmente da criação de empregos, tendo-se igualmente comprometido em tudo fazer para que o vandalismo e seus males não atinjam estas infraestruturas. Já o Secretário para a Energia, Belsa da Costa afirmou serem estas obras estruturantes estratégicas e deveras importantes para a província, tendo em ambas ocasiões enfatizado a importância da vigilância da população para acabar com este mau fenómeno do vandalismo e roubo que atinge as infraestruturas do Sector. Reiteradas vezes, referiu a abnegada entrega do Executivo para se encontrarem soluções rápidas e viáveis para a melhoria de vida das populações e alertou de igual modo aos empreiteiros a aplicação da componente formativa para que empreitadas do género sejam sustentáveis.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Saurimo, 16 de Junho de 2022