O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ladeado pelo Governador da Província do Moxico, Gonçalves Muandumba, testemunhou ao importante acto simbólico do lançamento da primeira pedra do Projecto da Central Solar Fotovoltáica, na província do Moxico, mais precisamente na cidade do Luena. De recordar que este projecto insere-se no âmbito do programa de construção de 7 centrais solares fotovoltaicas em 6 províncias do país, que juntas totalizam 1 milhão de painéis solares, capazes de gerar energia limpa e sustentável de 370 MW (MWp), que irá garantir o fornecimento regular a mais de duas milhões de pessoas que residem nestas zonas, principalmente no meio rural.
No Luena, este projecto que hoje teve o seu arranque, conta com uma capacidade de produção de 26,906 MWdc, sendo que o mesmo está a cargo do empreiteiro consórcio Sun África, LLC (Developer) / M. Couto Alves-Vias, SA / M. Couto, SA (EPC COMPANY).
No fim do acto, o ministro da Energia e Águas falou da importância do projecto, referindo mesmo que um dos grandes objectivos para o próximo quinquénio será elevar para cerca de 50% a taxa de electrificação do país, bem como a descarbonização, a redução do consumo de diesel e por conseguinte a enorme poupança por parte do Estado que poderá ser usado em outros domínios ou projectos. Outro aspecto importante refere-se, segundo o governante, a equidade regional em termos de desenvolvimento.
O acto encerrou com o momento simbólico do lançamento da primeira pedra.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luena, 9 de Junho de 2022