O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, recebeu hoje, 07 de Junho do corrente ano, em audiência, nas instalações do MINEA, o Embaixador da Alemanhã Stefan Traumann e a Embaixadora da Suécia, Ewa Polano, ambos acreditados em Angola.
Este encontro surge na sequência de uma reunião mantida entre altos responsáveis do MINEA, Governo Províncial do Cuanza-Norte, Comissão Sindical dos Trabalhadores do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça e com os responsáveis da empresa CGGC (empreeiteiro).
Durante a reunião os governantes abordaram sobre o acordo da assinatura, que visa melhorar as condições sociais dos trabalhadores tais como: acomodação, alimentação, assistência médica e higiene.
Na ocasião o ministro sugeriu a contratação de uma empresa local, para fazer a gestão da força de trabalho, tendo referido também que deve haver inspecção por parte do Ministério do Trabalho que devem fiscalizar as condições de trabalho para que se apliquem multas às empresas não cumpridoras da lei geral do trabalho.
O ministro salvaguardou ainda que tudo fará para evitar situações dessa natureza e irá acompanhar a par e passo.
Para finalizar, foi abordado de igual modo sobre a questão do Financiamento dos equipamentos electromecânicos fornecidos pela agência alemã Euler Hermes e o refinanciamento pela EKN (Conselho Sueco de Garantia de Crédito à Exportação) da Suécia.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, em Luanda, 07 de Junho de 2022