Na sequência da visita de trabalho à Província de Malanje de ontem 19 de Maio de 2022 e com o objectivo de aferir o grau de execução das obras estruturantes em curso no sector que dirige, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, acompanhado pelo Governador Norberto dos Santos Kwata Kanawa e uma vasta delegação, visitaram o Projecto de Sistema de Abastecimento de Águas do munícipio de Cangandala, cuja as obras decorrem a um ritmo bastante satisfatório, com uma execução de 21 ligações domiciliares, projecto este que vai beneficiar cerca de 23.644 habitantes.
O referido projecto prevê ainda 500 ligações de torneiras, 14 ligações de chafarizes de 4 bicas e 13 com duas bicas, tendo como empreiteiro principal a empresa Sinomach e a sua conclusão está prevista para o final de Junho de 2022. De seguida a delegação constatou in loco o projecto de electrificação do município de Cangandala. Importa referir que já foram implantados 153 postos dos 339 previstos para a linha de Cangandala.
Dando continuidade à agenda, os governantes visitaram as obras do centro de captação, tratamento e distribuição de água potável na localidade do Quissol, município de Malanje, com capacidade para a produção de 720 metros cúbicos por hora, sendo que a sua conclusão está prevista para Junho de 2022. Este sistema para além de reforçar as 15 mil ligações já existentes na cidade de Malanje, vai evitar as restrições no seu fornecimento.
Posteriormente, os governantes visitaram o projecto de electrificação dos bairros periféricos de Malanje, propriamente no bairro da Catepa, zona de Camussacala, onde será instalado um posto de transformação de 630 KVA.
Já no final de intensa jornada de campo, o ministro reuniu com os membros do governo local e fez um breve resumo sobre a jornada de trabalho.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, aos 20 de Maio de 2022.