O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, no cumprimento da sua visita de trabalho, ladeado pelo Governador da Província de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa“ manteve um encontro de auscultação sobre o estado do sector da Energia naquele município.
O encontro contou com as presenças do Vice-Governador, dos PCA's da ENDE, PRODEL, Director Geral do GAMEK, Directora Nacional das Águas, Administradora de Cacuso, Administrador de Kalandula e outros altos funcionários que compõem a delegação ministerial.
Durante o encontro foram abordadas questões sobre projectos em execução nos dois municípios representados e foram igualmente abordadas preocupações que ainda afligem as populações dos mais distintos municípios que compõem a província.
o Ministro João Baptista Borges, ao tomar a palavra, anunciou estar em curso um projecto para electrificação dos mais de 14 municípios existentes na província.
Após o encontro de auscultação, os dois governantes e suas comitivas, deslocaram-se para uma visita guiada para o descerramento da placa, pondo então em funcionamento a nova subestação de 14 km de rede de média tensão 30kV; 4 km de rede baixa tensão 400/220kV que contempla 300 ligações domiciliares e 16 PTs, (postos de transformação) 250kVA instalados.
De salientar que, a subestação, construída pela Odebrecht e coordenada pelo GAMEK, surge no âmbito do sistema de transporte de energia associado ao AH LAÚCA que previa antecipadamente a electrificação de Cacuso-Soqueco com 200 ligações domiciliares e respectivamente o Município de Calandula, perfazendo assim um total de 500 ligações domiciliares.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Malanje, 19 de Maio de 2022