• REPÚBLICA DO ZIMBABWE ACOLHE REUNIÃO CONJUNTA DO COMITÉ DOS MINISTROS DE ENERGIA E ÁGUAS DA SADC


    Decorre de 30 de Junho a 04 de Julho de 2025, em *Harare, República do Zimbabwe,* a reunião Conjunta do Comité de Ministros Responsáveis pelos Sectores de Energia e Águas da SADC.

    Integram a delegação do Ministério da Energia e Águas, o Director do Gabinete de Intercâmbio, Kiala Pierre, Director Nacional de Energia Eléctrica, Diógenes Orsini, Director Nacional de Energias Renováveis e Electrificação Rural, Serafim da Silveira, entre outros responsáveis do Sector das Águas.

    Esta reunião de alto nível tem por objectivo reforçar a colaboração regional e avaliar os progressos realizados em iniciativas fundamentais nos sectores de energia e águas.

    A reunião será precedida de uma sessão de altos funcionários da SADC dos Sectores de Energia e Águas. No Subsector da Energia, os ministros deliberarão sobre questões críticas, nomeadamente:

    • O ponto de situação da procura e da oferta de energia na região da SADC;

    • Execução de projectos regionais no domínio da energia destinados a reforçar a segurança energética;

    • A integração e o progresso das energias renováveis na matriz energética regional;

    • Preparação para a implementação da Declaração de Dar es Salaam sobre a Missão 300, que visa proporcionar acesso à eletricidade pelo menos, a 300 milhões de pessoas na África Subsariana, até 2030.

    No Sector das Águas, os ministros avaliarão:

    • Progressos nos projectos regionais e transfronteiriços, no domínio da água liderados por organizações de bacias hidrográficas e instituições envolvidas na partilha da água;

    • Prestação de serviços de água e saneamento nos Estados Membros da SADC;

    • Avanço dos projectos de subvenções para águas subterrâneas e meios de
    subsistência da SADC;

    • Desenvolvimento e implementação de projectos de infra-estruturas resistentes as alterações climáticas, incluindo o Projecto Regional de Resiliência Climática, apoiado pelo Banco Mundial e o Sistema de observação do Ciclo Hidrológico da SADC;

    • A revisão da Política dos Recursos Hídricos da SADC e outras principais iniciativas politicas deste sector.

    É importante salientar que a Sessão Ministerial Conjunta coincidirá com o 30° aniversário da Rede de Energia Eléctrica da África Austral (SAPP), criada por uma decisão do Conselho, em Agosto de 1995. Este marco será comemorado numa celebração organizada pelo
    Governo do Zimbabwe, em Harare.

    De referir que esta reunião sublinha o empenho da SADC na integração regional, no desenvolvimento sustentável e na melhoria do acesso aos serviços de energia e águas para todos os seus cidadãos.

    Importa recordar, que a SADC é uma organização integrada por dezasseis (16) Estados-Membros, criada em 1980, como Conferência de Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e, mais tarde, em Agosto de 1992, transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). A missão da SADC é promover o crescimento económico e o desenvolvimento socioeconómico sustentável e equitativo, através de sistemas de produção eficientes, de uma cooperação e integração mais aprofundada, da boa governação, e de uma paz e segurança duradoura, para permitir que a Região assuma um papel mais competitivo e efectivo no plano das relações internacionais e na economia mundial.

    Os Estados-Membros da Organização são Angola, África do Sul, Botswana, União dasComores, República Democrática do Congo, Reino de Eswatini, Reino de Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e
    Zimbabwe.