• REGIÃO SUL DE ANGOLA ENTRA NO SISTEMA ELÉCTRICO NACIONAL


    A província da Huíla e do Namibe já fazem parte do sistema eléctrico nacional, com recurso a fonte hídrica, consubstanciada na linha, já concluída, que liga o Gove (Huambo) à Matala (Huíla), bem como as subestações eléctricas associadas ao projecto que será, muito em breve, inaugurado.

    A referida linha tem uma extensão de 213 quilómetros, transportando uma potência de cerca de 682 MVA, abrangendo directamente a Matala, Quipungo, Capelongo, Lubango, Humpata, Chibia, Bibala e Moçâmedes.

    Em termos práticos, reduz drasticamente o consumo de combustível, dispendioso para os cofres do Estado e que representa um perigo para o meio ambiente, sendo que as centrais térmicas vão, paulatinamente, ser desligadas na região.

    Vai permitir o fomento da economia regional, dinamizando a mesma, alavancando o sector industrial na região sul, onde se destaca a indústria mineira extractiva, que dinamiza o sector do emprego, criando muitos postos de trabalho.

    Neste prisma, é um projecto estratégico do Executivo angolano, materializado pelo Ministério da Energia e Águas que, de forma directa, muda o modo de vida dos habitantes da região, com energia limpa, mais barata e mais eficiente, chegando a cerca de 350 mil famílias na região Sul do país, melhorando as suas condições de vida e o seu bem-estar.