• Projectos Bita e Quilonga Grande (em construção)


    Projectos Bita e Quilonga Grande (em construção), vão mais do que duplicar a capacidade de abastecimento de água a Luanda e Icolo e Bengo.

    O sistema Bita trás uma capacidade de 259.200 metros cúbicos de água por dia, com uma rede de distribuição de mais de 3.700 quilómetros de extensão e 170 mil ligações domiciliárias.

    Em relação ao sistema Quilonga Grande, terá uma capacidade de 518.000 metros cúbicos de água por dia.

    Ambos os projectos começam a distribuir água, de forma paulatina, a partir do final de 2026, chegando à casa de cerca de 8 milhões de habitantes.

    Importa referir que estes sistemas de abastecimento de água, para além de garantirem água potável com qualidade a milhões de cidadãos de Luanda e Icolo e Bengo, invertendo o actual quadro, onde a procura é ainda maior que a oferta, vão ajudar a reduzir doenças de incidência hídrica, abastecendo áreas de elevado crescimento populacional, elevando o crescimento social e económico das duas regiões, bem como o crescimento urbanístico e industrial, reforçando a vertente de emprego, sendo tranversal a muitos outros importantes sectores.