• OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO PARQUE SOLAR FOTOVOLTAICO DO CUANGO EM BOM RITMO DE EXECUÇÃO


    O parque solar fotovoltaico do Cuango, em fase final de construção na província da Lunda Norte, tem prevista a sua entrega à população, em Julho do corrente ano, sendo que as suas obras decorrem a um bom ritmo de execução.
    Este parque solar está projectado com uma potência de 11,5 MWp, sendo a sua energia transportada por uma linha de média tensão de 25 quilómetros.
    O parque solar fotovoltaico do Cuango vai alimentar, numa primeira fase, cerca de 9.500 residências, levando energia eléctrica para milhares de pessoas da região.
    É uma infraestrutura moderna e robusta, que vai ajudar o Estado a poupar muitos recursos financeiros com a poupança em combustível para alimentar centrais térmicas, para além de ser um equipamento social amigo do ambiente, gerando energia através do uso de fonte limpa e renovável.
    Em termos sociais e económicos, reveste-se como sendo um ganho de enorme valor para a província da Lunda Norte, visto que, para além de providenciar energia permanente, 365 dias por ano, elevando o padrão social de vida dos habitantes da região, acarreta consigo um valor económico elevado de desenvolvimento sustentável, propiciando a promoção de sectores importantes que podem dinamizar a economia local, gerando empregos, impulsionando sectores como o industrial, mineiro, agropecuário, entre outros, alterando o paradigma económico e social desta parcela do território nacional.
    Nestes termos, o parque solar fotovoltaico do Cuango é uma aposta estratégica do Executivo e que pretende, de forma clara e evidente, com a sua execução, elevar o nível e qualidade de vida das populações.