A cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe, tem em curso um projecto de construção e ampliação da rede de distribuição de água, bem como de ligações domiciliárias.
Sob responsabilidade do Ministério da Energia e Águas, o projecto tem como principal objectivo expandir a rede de abastecimento de água potável nos bairros Valódia Bagdad e Saydi Mingas.
No âmbito da empreitada, que começou no mês de Junho de 2024, estando na sua reta final, com previsão para a sua conclusão para o mês de Fevereiro deste ano, 2026, estão a ser construídos cerca de 70 quilómetros de rede de distribuição e aproximadamente 6.000 ligações domiciliárias. O projecto contempla ainda o aumento da capacidade do sistema de elevação e adução, através da instalação de uma nova conduta adutora.
Com a implementação desta iniciativa, dezenas de milhares de cidadãos dos bairros abrangidos passarão a beneficiar de maior disponibilidade de água potável para consumo humano e para as actividades do quotidiano, representando um significativo ganho socioeconómico para a cidade de Moçâmedes. O projecto contribui, assim, para a melhoria das condições de vida e para o reforço da dignidade das populações locais.
Empreitadas desta natureza, voltadas para a ampliação das redes de abastecimento e ligações domiciliárias de água, estão a ser executadas em várias localidades do país. Trata-se de uma aposta prioritária do Executivo, que visa aumentar a taxa de acesso à água potável e elevar o nível de vida da população.
-
MOÇÂMEDES RECEBE OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE REDE E LIGAÇÕES DOMICILIÁRIAS DE ÁGUA