Decorre em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes Unidos, a 16 Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), de 10 a 12 do corrente ano.
O foco deste ano do referido evento tem como tema: “Alimentando a Humanidade: Energia Renovável para uma Prosperidade Partilhada”, tendo como pano de fundo a aceleração da transição energética global, para se atingirem as metas climáticas mundiais. A aceleração da transição, a infraestrutura de energia, a questão do financiamento e política e a inclusão e equidade são os grandes objectivos da presente edição, como temas fundamentais a discutir.
O evento conta com a presença de ministros e líderes mundiais, que avaliam os progressos e definem prioridades no âmbito da transição energética.
Foi igualmente hoje alvo de assinatura um contrato de aquisição de energia, onde foram signatários, representando o Ministério da Energia e Águas, a Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) e a empresa MASDAR, acto este testemunhado pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, bem como pelo Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, pela Ministra do Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, o CEO da empresa MASDAR e pelo Director Geral da IRENA.
O contrato, em traços gerais, refere-se à aquisição de energia, fazendo referência a 150 MW do projecto solar fotovoltaico do Quipungo, representando o primeiro contrato de aquisição de energia em Angola.
Importa referir que o Executivo tem feito uma aposta muito significativa em energias renováveis, limpas e amigas do ambiente, tendo a mesma respaldo no compromisso assumido pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, aquando da sua participação, em 2021, na Cimeira do Clima, em Glasgow, afirmando a aposta do país em energias limpas e renováveis, amigas do ambiente.
São exemplos desta aposta, os parques solares fotovoltaicos que estão em operação em diversas localidades do país, juntando-se a outros projectos de cariz hidroelétrico e outros, que têm, todos eles, o objectivo último de aumentar a disponibilidade de energia eléctrica em todo o território nacional, elevando assim a taxa de acesso por parte dos cidadãos a este bem que é, a todos os níveis, fundamental para o bem-estar e normal funcionamento de toda a sociedade.
-
MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS PRESENTE NA 16 ASSEMBLEIA DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ABU DHABI