• EXECUTIVO PRIORIZA EXPANSÃO DA REDE ELÉCTRICA NACIONAL


    O Executivo, através do Ministério da Energia e Águas, tem em execução um conjunto de projectos ligados ao sector eléctrico que prevêem aumentar, de um modo muito significativo, o acesso à energia eléctrica a milhões de cidadãos no país. Este segmento da expansão do acesso, por parte dos cidadãos à energia eléctrica, consta como sendo de alta prioridade para o Governo e tem sido, reiteradas vezes, referido, dessa forma, pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

    Nestes termos, o Huambo (municípios do Ukuma, Tchinjenje, Longondjo, Chipipa, Alto Hama, Londuimbale), a Huíla, Luanda (Cacuaco, Calumbo, Viana, Caop, Boa Fé, Mulenvos de Cima, Panguila, Sapu, Vila Flor, Mussulo), o Icolo e Bengo, Sangano e Cabo Ledo, o Namibe (Moçâmedes, Tômbwa e Bibala), o Cuanza Sul (Seles, Calulu, Conda e Condé), têm trabalhos de expansão de rede igualmente previstos, com obras em curso e por iniciar muito em breve.

    Tratam-se de obras de construção de rede, ligações domiciliárias, construção e reabilitação de novas subestações eléctricas, entre outras vertentes.

    São projectos que, na sua génese, pretendem aumentar significativamente o acesso dos cidadãos à energia eléctrica, melhorando, desta forma e categoricamente, as condições sociais dos angolanos, visto que com energia eléctrica, a economia cresce e, assim, questões como o emprego, segurança, desenvolvimento de outros sectores como o industrial, agropecuário e muitos outros tornam-se possíveis, permitindo o desenvolvimento sustentável e harmonioso de Angola.