• ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS DO SUMBE EM PLENO FUNCIONAMENTO


    A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Sumbe, cidade capital da província do Cuanza Sul funciona em pleno, garantindo um saneamento eficiente para a cidade e os seus habitantes, bem como uma melhoria significativa no que à distribuição de água potável às populações diz respeito.

    As obras tiveram o seu início no ano 2021, tendo durado cerca de 3 anos até estar concluída, encontrando-se em pleno funcionamento.

    Neste momento, existe um trabalho paralelo em execução, que está a erguer uma parede moldada na zona paralela ao rio e de protecção da margem do rio, com colocação de geotêxtil e pedra, com o objectivo de salvaguardar a protecção da ETAR, que fica concluída em Março deste ano.

    Trata-se de uma infraestrutura moderna e robusta, cuja capacidade foi projectada para atingir um universo de cerca de 35 mil pessoas, com um caudal máximo de 4.000 metros cúbicos por dia.

    A ETAR conta com 2.432 ligações, uma rede de colectores de drenagem de mais de 38 quilómetros, 5 estações elevatórias, permitindo a descarga de camiões limpa fossas.

    Uma importante vertente da ETAR tem a ver com o facto de que as lamas produzidas e tratadas podem ser utilizadas na agricultura, como fertilizantes, sendo que o efluente tratado é descarregado no rio Cambongo e parte dele reutilizado na ETAR, para rega e água de serviço.

    Em termos de abastecimento de água, a rede foi expandida no âmbito do projecto, sendo que as novas infraestruturas abrangem um universo populacional superior a 40 mil habitantes, tendo sido realizadas 4289 ligações domiciliárias, 63 chafarizes e uma rede de distribuição estendida na ordem dos 95 quilómetros.

    A estação de tratamento de águas também sofreu obras de melhorias no âmbito da execução da ETAR do Sumbe, tendo sido aumentada a capacidade dos grupos elevatórios para o reservatório do Alto Chingo, de 31 litros por segundo para 118 litros por segundo, havendo uma melhoria muito significativa neste quesito.
    Foram igualmente construídas instalações sanitárias, bem como instaladas bombas doseadoras na unidade compacta existente.

    Os reservatórios de água sofreram, na sua generalidade, trabalhos de melhoria, tendo sido aumentada a sua capacidade e eficiência.

    Uma importante vertente prende-se com a construção do Laboratório Provincial de Controlo e Monitorização da Qualidade da Água e Água Residual. Implantado numa área de 320 metros quadrados, contém salas preparadas e devidamente equipadas para, entre outros aspectos, efectuar a recepção e preparação de amostras, microbiologia, físico-química, gabinetes de trabalho, sala de reunião, sala de refeições, instalações sanitárias e vestiários. Conta com capacidade para analisar 47 parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, permitindo uma eficaz e competente análise à água que é distribuída na cidade do Sumbe, atendendo a padrões internacionais de qualidade o que, em última análise, melhora a saúde dos habitantes do Cuanza Sul.

    A ETAR do Sumbe é uma infraestrutura tida como de grande importância para o Sumbe, visto que permite solucionar o problema relacionado com a descarga inadequada de efluentes domésticos, contribuindo para a protecção do meio ambiente, bem como ajudando, em grande medida, na melhoria dos indicadores de saúde pública na província.

    É, nestes termos, uma infraestrutura estratégica para o Governo de Angola, tendo sido planeada e executada pelo Ministério da Energia e Águas e que veio, de forma clara e evidente, a melhorar as condições sociais dos habitantes da cidade do Sumbe, em franco crescimento, aumentando a disponibilidade de água potável para os seus habitantes e tratando as águas residuais, melhorando a saúde e, concomitantemente, as condições de vida das populações.