• ANGOLA PARTICIPA NA 9° REUNIÃO DO FÓRUM DE MINISTROS DA OKACOM


    Decorreu hoje, 01 de Agosto de 2025, em Maun, República do Botswana, a 9.ª Reunião do Fórum de Ministros da Comissão Permanente da Bacia do Cubango/Okavango (OKACOM), evento que encerra uma semana de trabalhos que reuniu representantes técnicos e políticos dos três Estados membros: Angola, Botswana e Namíbia.

    A Reunião ministerial de alto nível surge na sequência das reuniões técnicas e preparatórias do comité directivo, realizadas de 28 a 29 de Julho de 2025 e da 31.ª Reunião Ordinária do Conselho de Comissários da OKACOM, realizada no dia 31 de Julho de 2025. Estas sessões antecederam os debates ministeriais e visaram garantir alinhamento técnico e institucional na implementação das decisões estratégicas e políticas da organização.

    A delegação da República de Angola contou com representação activa ao longo de todas as fases do processo.
    O ponto mais alto das reuniões foi o fórum de ministros presidido pelo ministro do país anfitrião das Águas e Reassentamento Humano, Onneetse Ramogapi. Angola esteve representada por Kiala Pierre, director do Gabinete de Intercâmbio do Ministério da Energia e Águas, em representação do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, coadjuvado por Carolino Mendes, co-presidente do conselho de comissários da OKACOM/Angola.

    A delegação angolana incluiu ainda os membros do comité directivo da OKACOM - OBSC – Angola.

    Um dos grandes marcos destacados nesta reunião ministerial foi a recordação da assinatura do acordo revisto da OKACOM, ocorrida em Março de 2025, na cidade do Lubango, Angola, durante a anterior sessão do fórum de ministros. Este acordo revisto constitui um avanço jurídico e institucional significativo, que vem reforçar os compromissos de cooperação multilateral em torno da gestão sustentável, equitativa e integrada dos recursos hídricos da bacia do Cubango-Okavango.

    Durante os trabalhos de hoje, os países revisitaram os progressos obtidos na implementação do plano de trabalho anual 2024/2025 da OKACOM, avaliaram o desempenho dos projectos financiados pelos parceiros internacionais e aprovaram o orçamento e plano de trabalho para o exercício 2025/2026.

    Angola reafirmou, por meio da sua delegação, o seu compromisso com a cooperação regional à luz do protocolo revisto da SADC sob cursos de águas partilhados, com os princípios do desenvolvimento sustentável e da diplomacia dos recursos hídricos. O envolvimento activo nas deliberações da OKACOM reflecte a determinação do país em preservar os ecossistemas transfronteiriços e garantir benefícios equitativos para as comunidades que partilham a bacia hidrográfica.