Comuna dos Ramiros com mais energia

Uma subestação de energia eléctrica está a ser construída na comuna dos Ramiros de Cima para servir uma nova linha de alta tensão, que vai reforçar o fornecimento àquela circunscrição do município de Belas, em Luanda.

O coordenador do projecto de electrificação domiciliar da ENDE, Domingos Sebastião, disse que a actual subestação já serve as comunas dos Ramiros, Otodomo, Catepa, Canhanga, Floresta, Boa Esperança e Mundial Centro, numa linha com mais de 20 quilómetros e capacidade de dez megaWatts, o que torna o fornecimento irregular.

Domingos Sebastião espera que a linha a ser construída a partir da nova subestação da comuna dos Ramiros de Cima possibilite a repartição da carga e o fornecimento passe a ser regular.

O projecto de electrificação, subdividido em quatro lotes, o da subestação, linhas, redes e ligações domiciliares, contempla ainda para o município de Belas uma subestação no bairro da Zona Verde, que se encontra com um grau de execução na ordem de cinco por cento. As obras da subestação do bairro Mundial encontram-se numa fase avançada, ou seja, na ordem dos 50 por cento.

As obras em curso fazem parte da segunda fase do projecto de electrificação da província de Luanda, com a duração de 12 meses, que inclui a construção de nove subestações e a instalação de mil postos de transformação para ligações domiciliares.

A primeira fase do projecto teve início a 30 de Dezembro de 2016, com financiamento da Linha de Crédito da China, avaliada em 675 milhões de dólares e enquadra-se no âmbito da fase 5 do Programa CIANG.

Please publish modules in offcanvas position.