O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, trabalhou no dia 30 de Maio, do ano curso em Cabinda, onde cumpriu uma vasta, visita de trabalho de 48 horas, para inteirar-se sobre o grau de funcionamento das infra-estruturas do Sector que dirige e avaliar o cronograma de execução das obras do sector, em curso naquela província.
O Ministro foi recebido pelo Governado da Província, Eugénio César Laborinho, com quem manteve um encontro, logo a sua chegada.
A jornada de trabalho de João Baptista Borges a província mais ao norte do País, começou com a constatação in loco das obras de construção do novo Sistema de Abastecimento de Água potável de Cabinda. Na ocasião, foram dadas explicações do grau de execução das obras da Estação de Captação, Estação de Tratamento de Água e do Reservatório de Cabeceira em Sassa Zau. As obras estão ao cargo da empreiteira chinesa CR20 desde 2017 e o Reservatório de Cabeceira e Captação, Lote 1, têm o término previsto para 2019.
Os governantes visitaram a Central Térmica de Malembo na cidade de Cabinda, Vila de Lândana, com três turbinas instaladas, tendo esta o funcionamento condicionado devido a paralisação temporária de uma das turbinas, devido a uma avaria registada. A reposição plena da capacidade desta Central, prevê-se para daqui a dez dias, após recepção dos componentes já encomendados.
Seguiram-se as visitas as obras de construção das subestações da ENDE de 60/30 do Sende assim como a do aeroporto.