Teve ontem, dia 8 de Maio de 2025, lugar, no salão nobre da Administração Municipal de Benguela, a primeira reunião da Comissão de Coordenação Provincial do Projecto de Saneamento Inclusivo das Cidades Costeiras – 1.ª Fase, abrangendo os municípios de Benguela, Baía Farta, Catumbela, Navegantes e Lobito. A Comissão de Coordenação Provincial é presidida por Sua Excelência Senhor Vice-Governador Provincial para os Serviços Técnicos e Infra-Estrutura, Adilson Gonçalves e integram também esta Comissão de Coordenação, os directores provinciais de Infra-Estrutura e Serviços Técnicos, Agricultura e Pescas, Desenvolvimento Económico Integrado, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Acção Social, Família e Igualdade de Género, bem como os administradores municipais de Benguela, Lobito, Catumbela, Baía Farta e Navegantes, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Provincial de Água e Saneamento de Benguela e a Directora Nacional de Águas, Elsa Ramos e membros da equipa de implementação do projecto.
O Projecto de Saneamento Inclusivo das Cidades Costeiras tem como objectivo melhorar as condições de saúde, sociais e económicas das populações urbanas e periurbanas das zonas costeiras das cidades afectas pelo projecto. Prevê a construção de infra-estruturas de saneamento para a recolha, transporte e tratamento eficaz das águas residuais e lamas fecais, melhoria das condições das escolas e centros de saúde, o reforço institucional e a capacitação de actores públicos e privados, bem como acções de sensibilização comunitária.
A Comissão de Coordenação Provincial tem como objectivo a liderança política e supervisão estratégica e apoio à coordenação do projecto, reunindo-se semestralmente para avaliar o progresso do projecto, identificar desafios e articular esforços dos diversos sectores envolvidos. Segundo o Vice-Governador “O acompanhamento semestral é crucial para garantir resultados eficazes e sustentáveis”. Durante a reunião, foram abordados os seguintes temas, destacando-se:
• Ponto de situação das acções previstas no projecto;
• Envolvimento das partes interessadas;
• Processo de transferência dos direitos de superfície dos terrenos para a construção das infra-estruturas;
• Acções em curso nas áreas de implementação do projecto que possam ter impacto no desenvolvimento do projecto;
• Processo de contratação de jovens profissionais a integrar no projecto.
A reunião contou com a participação de 36 representantes institucionais e autoridades tradicionais.