Decorreu nesta manhã, 29 de Outubro de 2024, no Centro de Ciência de Luanda, o Workshop de Reavaliação Conjunta do Sector das Águas, Saneamento e Higiene, cuja abertura contou com o discurso proferido pelo Secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa. É importante referir que foi identificada a necessidade da criação de um organismo coordenador para o sector de água, saneamento e higiene (ASH), que faça a promoção da troca de experiências e disseminação de informações, constituindo também um mecanismo para alavancar recursos técnicos e financeiros, contribuindo de forma decisiva para a melhoria dos serviços, tanto no meio urbano, como rural. Foi assim que em 2018, com o apoio do UNICEF e de peritos do sector ASH, foi possível definir a plataforma de coordenação mais indicada para a realidade angolana, que se convencionou chamar Fórum Nacional de Água e Saneamento (FONAS).
O FONAS tem como objectivo principal estabelecer uma plataforma que una o Governo, parceiros de desenvolvimento, os operadores públicos e privados, reguladores e as organizações da sociedade civil atuantes no sector das águas, saneamento e higiene, com vista a melhorar a coordenação das intervenções no sector, promovendo a criação de sinergias e iniciativas sectoriais, capitalizando recursos técnicos e financeiros para o sector.
A criação do FONAS, além de ser uma necessidade crítica para o alinhamento do sector no País, é enquadrada na estratégia da organização (Saneamento e Água para todos), a parceria das Nações Unidas que coordena o roteiro para os objectivos de desenvolvimento sustentável.
Mais recentemente, a equipa do UNICEF e do MINEA têm estado activamente a trabalhar no sentido da operacionalização do Fórum Nacional de Águas e Saneamento (FONAS), com o envolvimento de vários ministérios parceiros, a UNICEF e o Saneamento e Águas para todos (SWA).
O evento que hoje se realizou, contou com aproximadamente 60 participantes, que desenvolveram as suas actividades profissionais e pessoais no sector de ASH, representando 35 diferentes instituições, dos diferentes subsectores relacionados com os serviços de ASH em Angola. O workshop contou ainda com a participação activa de representantes daorganização “Saneamento e Água para todos” (SWA.org), parceria acolhida pelas Nações Unidas que trabalha para um objectivo conjunto de águas, saneamento e higiene para todos, em qualquer lugar, para aumentar o apoio político aos direitos humanos para a água e o saneamento.
Na ocasião realizou-se o exercício de reavaliação, que baseou-se numa discussão de grupo, sobre a situação nacional em três objectivos, através da análise de várias afirmações relacionadas com cinco indicadores, para o caso de Angola.