À margem da Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2023, a Nature Hub promoveu reuniões com ONGs, Instituições vocacionadas à gestão dos recursos hídricos e líderes do sector público para sessões que abordam a gestão dos recursos hídricos em diferentes países e em diferentes perspectivas.
Nesse contexto, foi realizada uma sessão da OKACOM (Comissão Permanente da Bacia do Rio Okavango), no dia 23 de março, dedicada à abordagem do Fundo da Bacia do Rio Cubango-Okavango.
O Fundo da Bacia do Rio Cubango-Okavango (CORB) é um fundo híbrido (veículos de financiamento e de dotação) que visa melhorar os meios de subsistência e proporcionar benefícios equitativos aos seus Estados Membros (Angola, Botswana e Namíbia) que está, no entanto, ainda, em fase de implementação, carecendo de financiamento. Esta sessão visou a busca de potenciais financiadores para a integral implementação do mesmo e contou com a presença da delegação angolana da OKACOM, nomeadamente Carolino Mendes (Comissário da OKACOM-Angola) e de Joaquim Tavares e Falco Kiowa.
Tambem esteve na sessão o Secretário Executivo da OKACOM, Phera Ramoeli e o Coordenador de projecto da TNC, Colin Apse, que coordenou a sessao.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Nova Iorque, 24 de Março de 2023