O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges recebeu na manhã desta quarta-feira, 1 de Março do corrente ano, nas instalações do Ministério da Energia e Águas, o Embaixador da Bélgica em Angola, Jozef Smets.
O Embaixador fez-se acompanhar a este encontro pelo CEO da empresa TSE, Laurent Gueubel.
Durante o encontro foram abordadas várias questões.
Nestes termos, a delegação belga aproveitou para abordar a retomada dos trabalhos da empresa TSE nos sectores da Energia e das Águas, sendo que, entre outros assuntos, destacam-se a questão da manutenção das centrais térmicas do Saurimo, na Lunda Sul. No âmbito das águas, falou-se na recuperação dos sistemas de água da Caála e Camacupa.
Ainda nesta senda, foi abordada a possibilidade de colaboração em outros projectos do Sector, como por exemplo, as linhas de transmissão de energia.
Por fim, o Embaixador Jozef Smets aproveitou a oportunidade para fazer a apresentação de duas empresas ao ministro João Baptista Borges, que trabalham no sector das águas, nomeadamente a ASPAC, que tem a pretensão de desenvolver o projecto de optimização da rede de água potável de Luanda e outras cidades, com vista a melhorar o desempenho comercial das empresas de água e, por outro lado, a empresa BOSAQ, que pretende fornecer soluções descentralizadas de sistemas de bombagem e purificação de água, utilizando as energias renováveis.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda, 1 de Março de 2023.