O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges reuniu no dia 9 de Dezembro do ano em curso, com uma delegação do Banco Mundial, chefiada por Albert Zeufack.
Foram diversos os assuntos tratados no âmbito da reunião, entre eles, a necessidade de se capacitar as empresas do Sector no sentido de se assegurar o investimento privado, a interligação do sistema eléctrico ao Sul e ao Leste do País, as reformas em curso no sector, entre outros.
O Banco Mundial solicitou um ponto de situação ao ministro sobre o processo de reforma em curso no Sector, para haver por parte do banco um maior engajamento.
O ministro da Energia e Águas referiu durante o encontro que o objectivo do Executivo é o de permitir o acesso à energia a cerca de 60% da população, principalmente dos principais centros urbanos não descarnado as áreas periféricas a estes centros urbanos.
O Banco por seu lado, comprometeu-se em trazer para Angola o seu conhecimento e experiência no âmbito da capacitação das empresas do Sector, em vários âmbitos, como é o caso da abertura ao sector privado no que diz respeito à manutenção e operação dos sistemas, tanto de energia como de água.
Por último, o Banco Mundial manifestou o seu desejo em continuar a apoiar o Sector.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda, 9 de Dezembro de 2022