O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, recebeu ontem, 25 de Outubro, em encontros separados, o Embaixador da Bélgica acreditado em Angola, Josef Smets, que fez-se acompanhar pelo 1º Secretário daquela embaixada e igualmente a Embaixadora da União Europeia acreditada em Angola, Jeannette Seppen.
Segundo o embaixador da Bélgica, o objectivo da sua visita ao Ministério da Energia e Águas foi, em primeiro lugar, o de felicitar João Baptista Borges pela sua recondução ao cargo de Ministro da Energia e Águas, bem como o de trocar impressões sobre a evolução de três projectos, envolvendo empresas belgas.
O Embaixador da Bélgica aproveitou igualmente a ocasião para dar conhecer a notícia relativa à avaliação muito positiva, que o governo do Reino da Bélgica está a fazer sobre o governo de Angola, abrindo assim a possibilidade de empresas Belgas conseguirem garantias bancárias para projectos em Angola.
Por seu turno, o ministro apresentou aos seus visitantes um resumo sobre as principais prioridades do governo nos domínios da água e energia para os próximos cinco anos de governação.
No segundo encontro com a representante da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, apresentou aos visitantes as prioridades da actual equipa governamental.
O Ministro da Energia e Águas solicitou o apoio da União Europeia para a execução de algumas acções do programa do governo, principalmente as informações do sector de energia e águas, a regulação e a execução dos projectos da hidroeléctrica de Baynes e do projecto ANNA-da Interligação-Angola-Namíbia.
Na ocasião, Jeannette Seppen aproveitou felicitar João Baptista Borges, pela sua reeleição nas funções de Ministro da Energia e Águas, tendo garantido todo o apoio possível ao MINEA e procedeu também à apresentação de um novo diplomata, responsável pela Área de Cooperação da Missão Diplomática.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda, 26 de Outubro de 2022.