O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, manteve hoje, 05 de Outubro, um encontro com o Governador da Província de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, na sede do Ministério da Energia e Águas. O referido encontro, serviu para estreitar as relações de cooperação e afinar os mecanismos para incremento de canais de relacionamento com a população entre as duas importantes empresas prestadoras de serviços indispensáveis à vida e bem estar social, bem como rever a necessidade de estreitamento dos níveis de relacionamento entre os técnicos do GPL, ENDE e EPAL, tendo em conta ao crescimento vertiginoso da Província de Luanda. Durante o encontro, o PCA da EPAL procedeu à apresentação detalhada do estado do abastecimento de água e dos constrangimentos que concorrem para a insuficiência dos serviços que a EPAL presta à população em Luanda, com destaque para a ocupação desordenada de algumas áreas do território, de algum défice na produção, insuficiências da rede de distribuição que devido ao tempo está quase obsoleta (principalmente no casco urbano),
ligações clandestinas (Garimpo de Água), vandalização da rede, etc.
Para inversão do quadro o PCA da EPAL, apontou as acções estruturantes levadas a cabo pelo Executivo angolano, prevendo alteração da situação.
Já a ENDE fez uma apresentação dos ganhos, da disponibilidade dos serviços, realçou a questão da vandalização, dos projectos e planos de expansão da rede nas zonas cinzentas e por electrificar, nos activos da rede de distribuição para o aumento da taxa de electrificação.
Os governantes foram unânimes em reconhecer a necessidade de se melhorar os serviços de água na nossa capital , reconhecendo haver uma fraca interação, alinhamento e comunicação entre a gestão da EPAL e o poder local (administrações), tendo de igual modo recomendado a estudar soluções para minimizar o nível de reclamações ainda existentes, bem como estratégia para o combate ao garimpo de água
Já o ministro , solicita ao Governador Provincial de Luanda assento para representantes da EPAL e ENDE, como membros do Conselho da Província, para que as inquietações das populações chegue rapidamente as respectivas empresas.
O anfitrião disse que enquanto aguarda -se a construção do BITA que resolverá o problema da zona sul da cidade estão a ser criadas medidas intercalares para redução das insuficientes serviço de abastecimento de água nesta circunscrição .
Quase no fim da jornada, foram deixadas orientações às empresas se engajarem nos projectos que visam resolver os problemas do abastecimento de água e energia ao Mussulo .
Estiveram presentes no encontro, altos responsáveis do MINEA, PRODEL-EP, ENDE-EP, EPAL-EP, membros do Governo Provincial, Elisal, Ministério do Ambiente, consultores e convidados.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, em Luanda, 05 de Outubro de 2022