O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges efectuou uma visita de constatação no dia 23 de Setembro de 2022, a alguns empreendimentos do Sector das Águas na cidade capital, Luanda.
Ladeado pelo Vice-Governador de Luanda para o Serviço Técnico e Infra-estruturas Cristino Ndeitunga, pelo Secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino, pelo Administrador de Viana, Demétrio Sepulveda, PCA's da EPAL e ENDE e outros quadros do Sector, o dirigente começou a sua visita pela zona do Coelho, onde recebeu informações sobre as ligações domiciliares nesta zona. No entanto, a delegação foi informada de problemas de abastecimento de água, sendo que o Ministro Borges orientou a EPAL a resolver, com brevidade, este problema, juntamente com a administração e comissão de moradores. Referiu mesmo que quer que se implemente uma nova dinâmica à resolução deste assunto da falta de água na zona do Coelho e de forma mais célere.
No Instituto Politécnico de Administração e Serviços, no Zango Zero, foi detectado um problema técnico que não permite o abastecimento de água ao referido instituto, sendo que foi orientado no local a rápida resolução deste impasse.
No Zango três, a situação não muda muito de figura, sendo que existe uma parte da área que tem problemas relacionados com o abastecimento de água. Mais uma vez, foi orientada a rápida resolução do problema e também que as zonas sem rede devem ser integradas no projecto Quilonga, sendo imperioso, segundo o Ministro que tutela a Energia e a Água, que se conclua o levantamento da rede. Referiu mesmo que muito pode ser feito para melhorar a situação destas zonas sem ser necessário esperar-se pelos projectos.
Após passar por mais algumas zonas nesta circunscrição de Luanda, o ministro deixou a orientação de haver uma preocupação real com a questão do saneamento, para que se evitem problemas futuros.
Na Sapu, no Centro de Distribuição, foram apresentados problemas ao nível dos chafarizes, sendo que os mesmos não são suficientes para atender à demanda, para além do garimpo que existe na zona, que é preocupante. Aqui foi orientada uma acção policial. É também importante que se façam mais ligações e assim se irá desincentivar estas práticas de todo reprováveis.
No último ponto da visita, CD Vila Flôr, o ministro Borges teve uma abordagem com o empreiteiro no terreno, tendo sido informado sobre práticas nocivas de vandalismo por parte da população, embora o empreiteiro já esteja a repor a situação. A orientação passada no local pelo Ministro da Energia e Águas foi a de que é imperioso que se distribua água nos chafarizes.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda, 23 de Setembro de 2022