O Memorial António Agostinho Neto, acolhe desde ontem, a Primeira Conferência Internacional de Energia Renovável. Para o dia de hoje, o acto de abertura, foi presidido pelo Ministro da Cultura,Turismo e Ambiente (MCTA) Filipe Zau, que proferiou algumas considerações dando boas vindas aos participantes.
Assim sendo, foram abordados os seguintes temas:
Projectos de Energia Renovável fora da Rede, cujo prelector foi o Eng. Serafim Silveira;
Dissertou também o Eng. Euclides de Brito, sobre a Matriz Energética;
Impacto baixo taxa de Acesso a Electricidade em Angola, apresentado pelo Giza Martins, entre outros.
No fim deste importante evento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, proferiu o discurso de encerramento do certame, agradecendo o convite formulado por Sua Excelência, Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Na sequência, afirmou que existem projectos em fase muito avançada de execução e destacou o projecto da Central Fotovoltaica de Caraculo na província do Namibe, em que são parceiras a Sonangol E.P e a ENI Angola, que terá uma potência instalada de 50 MW, a ser desenvolvida em duas fases de 25 MW cada, cuja empreitada da primeira fase teve o seu início a 07 de Abril do ano em curso e está a ser implantada numa área de 33 hectares.
Salientou igualmente que tem o projecto da Central Solar da Quilemba, na província da Huíla, uma parceria entre a Sonangol E.P, a Total Energies e Green Tech, que terá uma potência instalada de 80 MW de electricidade a ser desenvolvida também em duas fases, cuja a empreitada tem o seu início previsto para o quarto trimestre do ano em curso e está a ser implantada numa área de 55 hectares.
O evento contou igualmente com a participação do Secretário de Estado para a Energia, António Belsa da Costa, Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, responsáveis do subsector eléctrico do MINEA, PRODEL, RNT, ENDE, IRSEA, Direcção Nacional do Ambiente, ANTT, Sun Africa, Source Energia, Sonangol, ENI, Total Energies, MCA, Berkely Energy, Biocom, PNUD, e convidados.
O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA , em Luanda, aos 06 de Julho de 2022