Foi, finalmente, assinado, na presença do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e a vice Governadora da província do Cuanza Norte, Leonor Garibaldi, o acordo colectivo de trabalho entre o empreiteiro CGGC e a Comissão Sindical dos trabalhadores das obras de construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça. No âmbito desta assinatura, foi sugerido pelo Ministro João Baptista Borges, que se crie um Comité de Acompanhamento para se averiguar o cumprimento do acordo entre ambas as partes.
Movido pelos termos do acordo, o primeiro secretário da Comissão Sindical de Caculo Cabaça, Leonardo Bate-Chapa, reconheceu a liderança e disponibilidade do ministro da Energia e Águas em todo este processo negocial que resultou hoje em ganhos para todas as partes.
Já a Vice-governadora da província disse ser este um marco importante para o província, tendo em conta a importância desta infraestrutura para o Cuanza Norte no particular e para o país no geral e também frisou o regozijo pelo desfecho a que assistimos hoje com a assinatura do acordo.
No fim deste importante acto, o Ministro da Energia e Águas referiu ser este um dia histórico para o projecto. Referiu, de igual modo, que este acordo vai propiciar melhores condições de trabalho, tendo felicitado as partes pelo diálogo. Disse mesmo que o diálogo é deveras importante e esta porta não se deve fechar. A questão da formação de quadros e do emprego foram tidas como fundamentais para o ministro, sendo que esta obra e outras que já foram concluídas, têm propiciado formação e emprego a milhares de jovens.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Cuanza Norte, 20 de Junho de 2022