Uma delegação chefiada pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ladeado pelo Governador de Benguela, Luis Nunes, efectuou hoje, 27 de Maio, uma intensa jornada de trabalho na província de Benguela, com o objectivo de aferir o estado e andamento dos trabalhos dos projectos do subsector eléctrico.
Sendo assim, a comitiva começou a sua jornada, visitando inicialmente o Projecto Solar do Biópio. De lembrar que este projecto foi lançado no dia 11 de Março de 2021, tendo uma previsão de término para Maio de 2023. Com uma potência prevista de 188,8 MWdc, o mesmo conta com uma execução física na ordem dos 54,81%.
Em seguida, visitou-se a subestação e o posto de seccionamento do Biopio que possui uma capacidade de 220 kV. Durante a visita, o titular recebeu do empreiteiro, garantias de que as obras decorrem a bom ritmo e os resultados são bastantes satisfatórios.
Dando seguimento à visita, seguiu-se para a Central Térmica do Lobito e a nova Central fotovoltaica da Baía Farta, em construção, onde as obras decorrem a bom ritmo, com uma execução física de 94% e financeira de 96%.
Foi igualmente visitada a Linha de transmissão da Baía Farta Chiome. A referida linha vai unir a subestação da Baia Farta e tem uma extensão de 22 km.
Durante a visita, João Baptista Borges, referiu que as obras tiveram um desenvolvimento significativo, de tal forma que mantém a expectativa de que em Julho os mesmos serão entregues pela primeira vez à Rede Eléctrica Nacional, nomeadamente do Biopio e Baía Farta.
O governante falou das grandes vantagens da instalação destes projectos para o país sendo que se trata da produção de energia nova que irá, no fundo, diversificar a matriz energética, tornando assim o sistema eléctrico mais consistente e permitindo estender este benefício a mais habitantes do país.
Frisou ainda que a grande aposta é concluir a barragem de Caculo Cabaça, com mais de 2.100 MW e com isso, até 2025, atingir 8 GW de capacidade instalada, que será um grande ganho, uma vez que neste momento estamos com 6 GW.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, em Benguela, 27 de Maio de 2022