Tendo em conta o grande esforço que o Executivo Angolano vem realizando para reduzir e eliminar o défice de energia eléctrica no país, o ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, na presença de Sua Excelência, João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, inaugurou a 13 de Maio de 2022, na Província do Huambo, a Subestação Eléctrica de 400/220/60 kV, do Belém do Huambo.
A referida subestação que conta com uma capacidade de 400 kV, começou a ser construída a 15 de Abril de 2017, tendo sido energizada em Abril de 2019, beneficiando assim cerca de 600 mil familías.
Na ocasião, o ministro adiantou que esta subestação tem uma importância regional, uma vez que vai permitir interligar o Centro e o Sul do País e de igual modo vai permitir electrificar os onze (11) munícipios do Huambo e poupar mais de 100 milhões de litros de combustíveis que antes eram utilizados para manter as centrais térmicas a funcionar.
Este investimento enquadra-se na estratégia gizada pelo Executivo na Expansão da Rede Eléctrica nacional com dois grandes objectivos:
1. Interligar a Rede Eléctrica aos principais centros do País (capitais Provinciais);
2. Electrificação dos municípios.
Referiu ainda o ministro que grandes investimentos estão a ser feitos na produção e a meta será atinguir os 8.000 MW e também os grandes investimentos no transporte e distribuição são fundamentais para o escoamento dessa capacidade.
Salientou que a construção das linhas de transporte nos próximos anos vai permitir passarmos de 10 províncias que estão actualmente integradas na rede eléctrica nacional para 16 Províncias nos próximos 5 anos.
Este projecto vai permitir ainda integrar gestores independentes para poder escoar essa energia elétrica e vendê-la para outros que pretenderem e assim reduzir os custos de energia e potenciar o desenvolvimento industrial em grande escala.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, Luanda, 15 de Maio de 2022