O Ministro da Energia e Águas Eng.º João Baptista Borges, participou hoje, 12 de Maio do corrente ano, de uma reunião em vídeo conferência, sobre o 1°. Simpósio do hidrogénio verde Angola e Alemanha.
O referido evento é organizado pelo Governo da República Federal da Alemanha, que pretende promover a produção de hidrogénio verde no nosso país.
Durante o encontro, o ministro referiu que o hidrogénio verde é um combustível que está hoje em desenvolvimento e que no fundo é o resultado da eletrólise da água sendo um combustível não poluente.
Referiu ainda que no mundo dentro dos objetivos que foram traçados na COP-26 na cimeira de Glasgow, está-se a desenvolver soluções de combustíveis poucos poluentes. O hidrogénio destes combustíveis verdes pode ser produzido com menores custos e utilizando sobretudo energias renováveis.
Fez saber que o nosso país tem recursos naturais abundantes, como a água e o sol, portanto as energias renováveis podem ser desenvolvidas de forma significativa. Quanto ao hidrogénio, Angola pode produzir não só para utilização interna das suas necessidades, na indústria e nos mais diversos domínios dos transportes como também para exportar para mercados na Europa e nos Estados Unidos, onde de facto a necessidade de energia é maior.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINEA, no Huambo, aos 12 de Maio de 2022