A Comissão Técnica Permanente Conjunta para a Bacia do Rio Cunene (CTPC), realizou ontem, dia 21 de Abril do ano em curso, em Luanda, no anfiteatro da ENDE-EP, um Workshop “Das Partes Interessadas do AHE Baynes sobre o "Tratado de Baynes".
Este encontro foi presidido pelo Secretário de Estado da Energia, Eng. António Belsa da Costa.
O Workshop teve como objectivo principal a apresentação do estado actual do projecto do Aproveitamento Hidroeléctrico de Baynes, que irá gerar energia eléctrica e contribuirá também noutros sectores como o da agricultura, turismo, pescas e outras actividades relacionadas com o desenvolvimento social e económico em ambos os países, conforme será acordado periodicamente entre as partes.
De realçar que o Aproveitamento Hidroeléctrico de Baynes situa-se no Rio Cunene, no trecho internacional fronteiriço com a República da Namíbia, a cerca de 48 km a jusante das Quedas de Epupa, 200 km de Ruacaná, local em que o rio atravessa o desfiladeiro de Baynes. O Baixo Cunene, região que se estende por aproximadamente 185 km a partir das Quedas de Epupa até a foz do rio Cunene no Oceano Atlântico, é considerada a área de influência do Empreendimento.
AHE BAYNES será constituído por uma Barragem de enrocamento com face de betão, altura de 200 m, comprimento de coroamento de 1.025 m, comprimento da albufeira 40 km e área inundada 58,15 km2 num nível de pleno armazenamento. A unidade do Aproveitamento será composta por um canal de adução, tomadas de água, condutas forçadas, central de geração, terá uma potência de 600 MW, sendo que 300 MW para Angola e 300 MW para Namíbia.
De igual modo, o Projecto reveste-se de enorme importância para o progresso das regiões Sul de Angola e Norte da Namíbia e para o fortalecimento das relações bilaterais, sendo que, para além da produção de electricidade, irá propiciar o desenvolvimento destas regiões nos sectores da agricultura, pecuária, turismo e criação de emprego, dentre outros, e estabelecer um corredor rodoviário entre os portos do Namibe e Walvis Bay.
Participaram do referido evento, o coordenador da Comissão Técnica Permanente Conjunta para a Bacia do Rio Cunene, Arq. Carolino Mendes, Director do projecto Baynes, Eng. Mateus Catumbela, responsáveis do MINEA, consultores do projecto Baynes, representantes dos Ministérios do Urbanismo e da Construção, Finanças, Interior, Planeamento, Relações Exterioriores, Justiça, Ambiente e representantes da República da Namíbia.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, aos 22 de Abril de 2022