O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, recebeu ontem terça-feira, 19 de Abril do ano em curso, em audiência, o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o senhor Pietro Toigo.
O encontro teve como objectivo a dinamização do projecto da linha Huambo-Lubango, devido ao atraso que se verifica na sua concretização. A conclusão do referido projecto irá sobremaneira contribuir para uma significativa redução nos custos de produção de energia como consequência da poupança com relação às grandes quantidades de combustível necessárias actualmente nas centrais térmicas das cidades do Lubango e Moçâmedes.
As duas partes abordaram igualmente as questões relativas aos mecanismos previstos pelo BAD com vista a acelerar a implementação do referido projecto. Para o efeito, o representante do BAD em Angola, apresentou o Dr. Bassana, um perito em energia que irá dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento da linha de transporte de energia eléctrica do Huambo/Lubango.
Os dois interlocutores aproveitaram a ocasião para falar sobre o apoio que o BAD poderá conceder ao MINEA no âmbito dos projectos de Baynes e o da interligação com a rede vizinha da Namíbia.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Luanda, aos 20 de Abril de 2022