O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges recebeu nesta quarta-feira, 06 de Abril, em audiência, nas instalações do Ministério da Energia e Águas, o Embaixador do Reino Unido Acreditado em Angola, Roger Stringer. O Embaixador britânico fez-se acompanhar por uma delegação de oficiais da Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido.
Durante a audiência, o ministro felicitou o embaixador pela sua nomeação e pelo trabalho que está a desenvolver em Angola.
Na ocasião, o titular do Sector de Energia e Águas, regozijou-se ainda pela boa cooperação que tem existido entre o Reino Unido e Angola, tendo realçado o investimento significativo do Governo britânico no domínio da energia e águas no país.
As duas entidades abordaram ainda os aspectos ligados à concretização de alguns projectos prioritários tal como a construção da linha de transmissão de Alta Tensão Huambo-Lubango e no domínio das águas, o projecto de Quilonga Grande. Tratam-se de dois projectos de extrema importância para o melhoramento da situação de fornecimento de energia eléctrica no Sul do país e do abastecimento de água na cidade capital.
No que se concerne às futuras acções de cooperação, o ministro colocou a questão do financiamento dos projectos de expansão do acesso à energia eléctrica para as populações das regiões do Leste propriamente nas províncias do Moxico e nas Lundas e da continuação da implementação de projectos da luta contra os efeitos da seca na região sul do país, precisamente nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, como é o caso do projecto do CAFU que acabou de ser inaugurado por sua Excelência Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Os governantes acordaram igualmente em continuar a trabalhar para que mais projectos prioritários já identificados venham a beneficiar do investimento do Reino Unido.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Luanda, aos 06 de Abril de 2022