Decorreu no dia 6 de Fevereiro de 2019, o Ministro da Energia e Águas, recebeu em audiência, nas instalações do Ministério da Energia e Águas, uma importante delegação de empresários franceses organizada pela principal associação empresarial francesa, o Movimento Das Empresas de França (MEDEF).
Esta delegação, chefiada pelos senhores Patrice Fonllandosa, Presidente do comitê África do MEDEF e Presidente do Conselho de Administração da Veolia África e Middle East e Jean-Jacques Lestrade, Presidente do Conselho de Líderes Empresariais França-África Austral e Vice-presidente do Conselho de Supervisão da Ponticelli Frères.
O encontro surge no âmbito da concertação que este Movimento tem vindo a fazer ao nível de vários departamentos ministeriais do nosso país.
Em particular para o nosso sector o encontro visou a concertação para a expansão da cooperação ao nível das empresas francesas dos serviços prestados pelo MINEA.
O Ministro da Energia e Águas, começou por agradecer a visita da delegação francesa, acolhendo a manifestação de interesse dos empresários em investir no nosso sector, começando por fazer uma abordagem sobre o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022 e o programa de implementação de Energias Renováveis, previstas no respectivo plano.
Não obstante ainda haver várias necessidades para atingir os objectivos na integra do abastecimento de energia às populações, o Ministro apontou como prioridade a implementação do projecto de interligação da rede de transporte através de uma linha de transmissão Centro Sul, nomeadamente Huambo-Lubango-Ondjiva e Huambo-Menongue.
O ministro reiterou ainda a necessidade de reduzir os custos de produção de energia e substituir o diesel por energias limpas, renováveis e mais viáveis.
Na ocasião os empresários franceses manifestaram o seu agrado as informações prestadas pelo Sr. Ministro e prometeram trabalhar no sentido de encontrar soluções às propostas colocadas.