Decorreu, no dia 01 de Fevereiro de 2019, na barragem de Laúca, Província de Malanje, uma reunião onde estiveram presentes os Ministros da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges e das Minas e Energia da República da Namíbia, Tom Allweendo.
Foi destacado no encontro que a visita de Ministro da Namíbia, Tom Allweendo tem um carácter especial, pois no âmbito dos recursos hídricos partilhados, constituiu mais um momento ímpar para os dois países partilharem experiências sobre a optimização dos recursos hídricos no geral e na construção de aproveitamentos hidráulicos em particular.
Destacou-se igualmente que de entre os vários recursos que os dois países partilham, a bacia do rio Cunene é um dos mais importantes.
Nos dias que antecederam este encontro dos ministros, decorreu, também em Laúca, a 29ª Reunião Ordinária da CTPC (Comissão Técnica Permanente Conjunta para a Bacia do Rio Cunene), onde foram actualizados os diversos assuntos constantes na agenda da referida comissão, onde se destacam os Projectos Transfronteiriços da Região do Cunene e o estudo de viabilidade para o Empreendimento Binacional de Baynes.
O Ministro da Energia e Águas de Angola enfatizou que ambos os Governos estão fortemente empenhados na implementação do Empreendimento Binacional de Baynes e que se alcance o objectivo de reforçar, cada vez mais, a cooperação transfronteiriça no domínio da energia e das águas.
Os dois governantes tomaram conhecimento que os estudos de viabilidade para o projecto Baynes, serão concluídos dentro de aproximadamente um ano, prevendo -se de seguida o lançamento do concurso para a empreitada .
Recorde -se que o Aproveitamento Hidroeléctrico de Baynes é uma decisão dos dois governos, o Angolano e o Namibiano que estão a desenvolver a Central Hidroelétrica de Baynes, com 600MW de potência, através da Comissão Técnica Conjunta Permanente Angola - Namíbia, na bacia do rio Cunene (CTPC).
Relativamente aos projectos transfronteiriços na região de Calueque , os Ministros tomaram boa nota os avanços relativos ao fornecimento de energia às infraestruturas daquela localidade, com particular destaque a bardem de Calueque.
O próximo encontro de trabalhos está agendado para finais de Março do corrente ano.
Fonte: Gabinete de Comunicação Imprensa do Ministério da Energia e Águas, em Laúca 01 de Fevereiro de 2019.