O Ministro da Energia e Águas, Engº João Baptista Borges, segue dia 08, segunda-feira, para a República da Alemanha e Reino da Suécia, onde iniciará uma visita oficial de cinco dias, visando o reforço das relações de cooperação bilateral com os dois países, nos domínios da energia e das águas.
Segundo o programa de visita, o governante e sua delegação participarão na Conferência Anual “Diálogo de Transição Energética 2019”, que decorrerá em Berlim, organizada pelo Governo da Alemanha, e abordará, com diferentes entidades, questões relacionadas com o funcionamento e dinamização da Comissão Bilateral Alemanha-Angola, no domínio da energia.
Na Alemanha, o Ministro da Energia Águas encetará, igualmente, contactos com empresas alemãs, no âmbito do reforço da cooperação empresarial com entidades já estabelecidas em Angola, nomeadamente a Siemens. Do mesmo modo, efectuará visitas às instalações dessa empresa, bem como, da Voith, fornecedora das turbinas da barragem de Laúca, prevendo-se, igualmente, que venha a fornecer as turbinas para a barragem de Caculo Cabaça.
No que se refere às águas, o Ministro e sua delegação manterá um encontro com a Agência Alemã de Água, que na relação com Angola elaborou já, estudos de prospecção de águas subterrânea na região do Cunene, na sequência dos projectos do Governo para provimento de águas quer para as populações quer para abeberamento do gado.
No Reino da Suécia, onde se prevê a visita de 11 a 13, o Ministro João Baptista Borges manterá um encontro de concertação e reforço da cooperação, no âmbito do projecto de electrificação da zona dos Dembos, designadamente, das localidades do Ucua, Pango Aluquem, Quibaxi e Nambuangongo.
Destaque-se que a Suécia é um parceiro forte de Angola, no quadro do esforço que o Governo está a empreender, no domínio da implantação de infra-estruturas de energia eléctrica e água para aumento dos níveis de oferta quer para consumo doméstico, quer para projectos Industriais.
Esta deslocação visa também, interessar a classe empresarial sueca, para que invista no nosso país.
Fonte: GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Luanda, 08 de Abril de 2019.