O Secretário de Estado das Águas, Eng.º Luís Filipe da silva, trabalhou no dia 16 de Janeiro de 2019, na Província do Bengo propiamente no distrito urbano da Açucareira, Capari e Panguila, onde cumpriu uma jornada durante 5 horas, para inteirar-se sobre o grau de funcionamento das infraestruturas do sector de Energia e Águas e avaliar o cronograma de execução das obras.
O Secretário de Estado das Águas, foi recebido pela governadora da Província, Drª Mara Baptista Quiosa, com quem manteve um encontro de cortesia logo a sua chegada.
A jornada de trabalho do SEA, começou com uma reunião de apresentação do projecto de construção da conduta adutora de Água da DN 400 mm do Centro de Distribuição do Capari, Centro de Distibuição do Panguila, as obras já estão em curso e está a cargo da empreiteira GHCB e vai beneficiar mais de 5.000 famílias.
No Sector da energia foi feita a apresentação do projecto de electrificação da província do Bengo, que será efectuada a consignação da obra dentro de duas semanas.
De seguida, visitaram a Estação de Tratamento de Água da localidade da Açucareira com capacidade de 50 m³ de água, o Centro de Distribuição de água do Capari com capacidade de 5.000 m³, o Centro de Distribuição do Panguila, e por fim visitaram o local onde vai ser construída uma subestação de 50kv com possibilidade de duplicar de 50 para 100kv, e irá substituir a actual de 20 kv que vai atender mais de 25.000 famílias.
Em entrevista aos órgãos de Comunicação Social, o Eng.º Luís Filipe da Silva, frisou que relativamente os problemas de água, vamos incidir o nosso esforço na conclusão da construção da conduta de água de 400mm que vai interligar a área da Açucareira onde está o Governo da Província e ao sistema que funciona e abastece a cidade de Caxito, e concernente a localidade do Panguila vai ser reforçado o Sistema de Abastecimento de água. Sobre a infraestrutura de electricidade vai ser construída uma subestação que vai abastecer a zona do Panguila, sendo que os trabalhos já estão adjudicados e terão início na próxima semana, para além da subestação, inclui também a construção de algumas linhas.
Integraram a comitiva do Secretário de Estado das Águas, a Governadora do Bengo Dr.º Mara Quiosa, directores nacionais do MINEA , bem como os responsáveis das empresas públicas de electricidade e água e técnicos.