O Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, participou, desde o dia 08 de Dezembro do ano em curso, na cidade de Tóquio, Japão, num seminário sobre energia em Angola, em resposta a um convite feito pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), surge na sequência de um estudo sobre necessidades energéticas do país, que levaram a cabo durante cerca de um ano, desde Junho de 2017, que se insere no quadro do Plano Director de Energia eléctrica (2018-2040).
O certame decorreu entre os dias 08 à 12 de Dezembro, cujos resultados dos estudos feitos foram formalmente apresentados ao titular da pasta de Energia e Águas à margem do seminário sobre energia em Angola realizado em Tóquio pela JICA, contando com a presença de mais de 40 empresários do ramo da energia.
Recordemos que o Plano Director de Energia Eléctrica de Angola com horizonte até ao ano de 2040, visa garantir o fornecimento estável de energia eléctrica, incluindo o desenvolvimento de fontes de energia eléctrica da rede de transmissão e distribuição de energia em todo o país, bem como a capacitação do pessoal das agências pertinentes à formulação e revisão do Plano Director de Energia Eléctrica através da obtenção do entendimento por esses órgãos pertinentes (MINEA, RNT, PRODEL, ENDE) em relação ao Plano Director.
Ainda durante a sua estadia no Japão, o Ministro da Energia e Águas manteve encontro com altos responsáveis da JICA, e da TEPSCO – TOKYO ELECTRIC POWER SERVICES CO, LTD e igualmente visitou infra-estruturas relacionadas com a produção e distribuição de electricidade nas cidades de Tóquio e Kawasaki.
Integraram a delegação, chefiada por João Baptista Borges, Directores Nacionais do MINEA, Presidentes do Conselho de Administração da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL-EP), da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP), da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP) e do Instituto Regulador dos Serviços de Energia e Água (IRSEA).