Decorreu no dia 23 de Outubro do ano corrente no município do Tómbwa visita as Obras de Construção da Central Híbrida, Central Térmica do Tómbwa, Indústria de Transformação de Pescado, Fábrica integrada de peixe, ainda em construção e em Moçâmedes visitou-se a Central Térmica do Xitoto.
Após as visitas as infraestruturas, houve um encontro de balanço onde o Governador da Província do Tómbwa, Carlos Rocha da Cruz, agradeceu pela presença de Sua Excelência Sr. Ministro e disse que o Namibe está satisfeito quer no fornecimento de água como da energia e algumas questões e/ou problemas serão melhorados com o tempo. Frisou ainda, que existe boas relações com as empresas do Sector, nomeadamemte PRODEL e a ENDE e assim pode-se trabalhar e dar solução aos problemas das populações.
Ainda no certame, Sua Excelência Ministro da Energia e Águas referiu que foram 2 dias de trabalho satisfatórios, no que concerne ao Município de Camucuio, as obras em termos físicos estão de acordo com aquilo que seria a expectativa nesta altura, e ainda não entrou funcionamento na sua totalidade porque há necessidade de fazer-se ajustes, há necessidade de se fazer análise da qualidade da água e celebração de contratos para que de facto possamos tirar proveito da aquela capacidade que está a ser instalada.
Salientou que, no caso do Município da Bibala o sistema está a funcionar, mas há necessidade de fornecimento de energia a partir da rede que requer a montagem de um PT, para que seja autónoma de fontes alternativas.
No Município do Tómbwa há necessidade de se fazer o reforço de produção de energia, mas constatou- se com agrado o funcionamento de energia fotovoltaícos, isto quer dizer, que tirou-se proveito do sol para produzir energia e assim o custo será baixo, e a vantagem é que existe terra suficiente para montar mais megawatts de energia solar no Tómbwa, Camucuio e virá assim viabilizar o desenvolvimento da agricultura e a Indústria de peixe na Província.
Estiveram presentes no certame, Sua Excelência Secretário de Estado da Energia, Vice-Governador do Namibe, Administrador do Tómbwa, Responsáveis do Sector e do GPL, Autoridades Tradicionais e Técnicos.